-
Arquitetos: Atheleia Arquitectura
- Área: 370 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Arkoslight, CLAUSIUS, SCHUTZ, Soprema, Technal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Duas paisagens, dois olhares.
A casa está localizada nas encostas de Alta Garrotxa, em Montagut (Girona), com face sul, em direção ao vale do rio Fluvià. Uma paisagem imponente que atravessa a casa, semi-enterrada, com vistas distantes desde o interior. O segundo olhar, em direção ao riacho, proporciona uma paisagem íntima e privada. O programa atende a um casal e sua filha, que compartilham a casa, enquanto cada unidade mantém sua privacidade com seu próprio jardim.
A casa se espalha no terreno com a intenção de se mesclar a paisagem, gerando volumes de concreto que compõem os espaços intermediários e suas diferentes atmosferas. Esses espaços intermediários estão localizados ao redor das duas áreas abertas da casa, a sala de estar e os quartos, com varandas e vistas para o vale e para o riacho.
A modulação da casa decorre da reinterpretação da estrutura de três naves da casa tradicional catalã, combinando uma estrutura de concreto com um eixo central leve com vigas metálicas. As paredes de concreto foram inspiradas em estruturas rurais, onde os pinheiros galegos eram utilizados para criar as formas das paredes de concreto, revelando a textura áspera no desenformamento. Essas paredes, com o passar do tempo, entram em harmonia com a paisagem, coloridas como a própria terra da qual foram construídas.